Tricampeão do mundo, Piazza comemora aniversário

Tricampeão do mundo, Piazza comemora aniversário

Titular durante a campanha do Tri, no México, Piazza completa 74 anos de idade neste sábado, 25 de fevereiro

Wilson Piazza, campeão do mundo em 1970 Wilson Piazza, campeão do mundo em 1970
Créditos: CBF

Félix, Carlos Alberto, Piazza, Brito e Everaldo. Clodoaldo, Gerson, Rivellino, Pelé, Jairzinho e Tostão. A Seleção Brasileira de 1970 está, certamente, no rol dos maiores times da história do futebol. Entre tantos craques, Wilson Piazza, o volante improvisado como zagueiro, confirmou seu valor durante a Copa do Mundo, no México. Hoje, 25 de fevereiro, Piazza completa 74 anos de idade, e a CBF recorda sua trajetória no futebol brasileiro.

Natural de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, Piazza construiu sua carreira vestindo a camisa do Cruzeiro. Rapidamente, o mineiro se consolidou como um dos melhores meio-campistas do Brasil. Na equipe super ofensiva do técnico Zagallo, porém, Piazza foi recuado para a zaga, garantindo um futebol bonito desde o setor defensivo, um dos grandes diferenciais daquele time.

Piazza tinha a capacidade de roubar bolas sem ser visto pelo atacante, e assim foi um dos líderes do Cruzeiro que conquistou a Taça Brasil em 1966. Piazza foi titular naquela que é considerada por muitos como a maior partida da história do Cruzeiro. Quando, na final do torneio nacional, a equipe Celeste derrotou o Santos de Pelé por 6 a 2 no  Mineirão, com direito a 5 a 0 nos primeiros 42 minutos de partida. Mais experiente, Piazza também participou da conquista da Libertadores da América, em 1976.

Pela Seleção Brasileira, aém da Copa do Mundo de 1970, Piazza também fez parte do elenco que defendeu o Brasil na Alemanha, em 1974. Em sua carreira, foram 66 jogos com a Amarelinha, somando 45 vitórias, 15 empates e 6 derrotas. Em Copas, foram 9 partidas e 7 vitórias. Com a camisa da Seleção, o meia foi campeão da Copa Umbro (1967, 1968), Copa Rocca (1971) e da Taça Independência (1972), além, é claro, do tricampeonato mundial.

Piazza, obrigado por todos os serviços prestados ao nosso futebol! Que sejas muito feliz nesse e nos próximos anos. Parabéns!

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser