Para Andressinha, responsabilidade não tem idade

Para Andressinha, responsabilidade não tem idade

Com apenas 21 anos e vários títulos pela Canarinho, a meia está na Seleção Principal desde 2012. Em sua primeira Olimpíada, Andressa mantém os pés no chão

Andressinha Andressinha
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Caçula da Seleção Brasileira Feminina, Andressa Cavalari Machry, com 21 anos, já possui um currículo de "gente grande" pela Canarinho, seja na base ou na principal. Andressinha, como é mais conhecida, vestiu a amarelinha pela primeira vez em 2009, pela Sub-17. Este ano, a gaúcha de Roque Gonzales tem a oportunidade de participar de sua primeira Olimpíada e vive a expectativa de fazer bonito ao lado de grandes atletas.

– Eu considero as Olimpíadas uma competição diferente, ela tem um valor muito grande. Os melhores do mundo em todos os esportes estão participando. É uma grande emoção poder participar – disse em entrevista ao site da CBF.

Desde de sua estreia pela Canarinho, Andressinha soma pela categoria Sub-17 dois títulos do Campeonato Sul-Americano, 2010 e 2012, marcando o gol do segundo título. Na Sub-20, ganhou o mesmo campeonato, em 2012 e 2014, quando liderou a equipe com a braçadeira de capitã e conquistou a artilharia da edição.

Na Seleção Principal, Andressinha foi convocada para o Torneio Internacional de Futebol Feminino, em 2012, quando o Brasil conquistou o tricampeonato. Dois anos depois, pela mesma competição, a meio-campista marcaria seu primeiro gol pela Canarinho, em bela cobrança de falta na vitória por 4 a 1 sobre a China. Na ocasião, o técnico Vadão se rendeu ao talento da jovem jogadora, que atuou ao lado da experiente Formiga, e declarou: "Sempre que me perguntam sobre o futuro do futebol feminino, falo da Andressinha. Ela é uma jogadora espetacular!".

Em 2015, Andressinha fez parte da Seleção Permanente, em que 25 jogadoras se dedicavam exclusivamente à equipe nacional, visando à preparação para a Copa do Mundo e Rio 2016. Na Copa do Mundo, a meia atuou como titular em todos os jogos, mas infelizmente o Brasil caiu nas oitavas de final, após ótima campanha na fase de grupos. No mesmo ano, a menina participou do Pan-Americano, vestindo a camisa 10 e conquistando o tri pela Seleção na competição, e o Torneio Internacional de Futebol Feminino, onde o Brasil conquistou o hexacampeonato.

Com o vasto currículo, se engana quem acha que a meia se preocupa com a pouca idade. Para ela, a responsabilidade é a mesma entre todas as jogadoras dentro de campo, ressaltando a coletividade das equipes hoje em dia. 

– Eu nunca fui muito de considerar idade, acredito que se estou aqui é porque tenho a mesma capacidade, sempre tive a consciência de que carrego a mesma responsabilidade de qualquer uma da equipe. Hoje o futebol é muito coletivo então temos que dividir as responsabilidades – afirmou a gaúcha. 

Para Andressinha, a responsabilidade dentro das quatro linhas é compartilhada, mas fora delas a meia reconhece a força das jogadoras experientes da Seleção. A meia lembra de quando as acompanhava pela televisão e o quanto isso reflete em seu comprometimento. Entres as inspirações da caçula, Formiga é o destaque.

– Sem dúvida Formiga (é ídolo), por tudo que já fez e ainda continua fazendo pela Seleção. Pouquíssimos atletas conseguem manter o alto nível por tantos anos, ela realmente é de outro planeta (risos). É um privilégio, porque são atletas que já têm uma história. Assistia elas pela TV e hoje estou aqui treinando e jogando ao lado delas – exaltou.

Tranquila e serena, a meia não se preocupa com a preparação física da equipe, mas sim com a cabeça. Vendo essa questão como o maior desafio do grupo, a caçula afirma que todos estão fazendo o melhor para buscar a tão sonhada medalha de ouro.

– Fisicamente não só eu como todas estamos muito bem preparadas, nosso maior desafio é nos prepararmos mentalmente. Eu sou muito calma então procuro a tranquilidade. Apesar de estarmos jogando uma Olimpíada em casa e com a pressão de ainda não termos conquistado uma medalha de ouro, vamos estar apenas jogando um jogo de futebol. Treinamos todos os dias para isso. Sinto o grupo muito bem preparado, e a comissão técnica muito confiante. Estamos pensando em dar um passo de cada vez, porque todos os jogos serão difíceis. Acredito que com os pés no chão e deixando tudo acontecer naturalmente, vamos chegar muito forte para conquistar essa medalha de ouro! – finalizou Andressinha. 

A Seleção Feminina estreia nas Olimpíadas no dia 3 de agosto, contra a China, às 16h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Confira aqui todas as notícias da Seleção!

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics