Debinha comenta estilo de jogo do rival da estreia

Debinha comenta estilo de jogo do rival da estreia

Atacante da Seleção atua no clube chinês Dalian Quanjian e identifica particularidades no futebol oriental

Debinha Debinha
Créditos: Rafael Ribeiro

A uma semana da estreia da Seleção Feminina Brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016 contra a China, a maioria das jogadoras do grupo comandado por Vadão vive a expectativa de participar de sua primeira Olimpíada. Mas, quando se trata de um adversário em especial, o nervosismo de entrar em campo pela primeira vez no maior evento esportivo do mundo parece diminuir para a atacante Debinha. Atuando no clube chinês Dalian Quanjian, a jogadora conhece bem o estilo de jogo do rival e reconhece que o futebol oriental vive um momento de evolução. 

– O futebol chinês vem crescendo. A gente passa umas dicas ou outras de algumas jogadoras, a formação tática, bolas aéreas... Observamos alguns detalhes também acompanhando vídeos e assistindo a jogos. E estamos trabalhando forte em cima disso, acho que tem tudo para dar certo.

Com culturas opostas entre os dois países, dentro de campo não poderia ser diferente. A jogadora analisa as características do futebol chinês e identifica aspectos no futebol de seu país de origem.

– Na China, a gente pode ver a parte tática, com toque de bola rápido. A diferença para nós é isso: no futebol brasileiro ainda decide na jogada individual, e elas respeitam bastante a parte tática. E a China, tanto como o Japão, vêm trabalhando as categorias de base, e acho que esse é o ponto forte delas.

A Seleção Brasileira faz seu primeiro jogo no dia 3 de agosto contra a China, às 16h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O segundo confronto é contra a Suécia, dia 6, às 22h, no mesmo local. Fechando a fase de grupos, a Seleção Brasileira Feminina enfrentará a África do Sul, no dia 9, na Arena da Amazônia, em Manaus (AM). Em relação aos adversários, Debinha admite a força de cada rival na disputa pelo ouro.

– Acho que todas as seleções que chegaram aqui têm a oportunidade de ganhar, todos vão trazer dificuldades para gente – concluiu a atacante.

O Brasil volta a treinar nesta quinta-feira (28) às 16h no Ninho do Urubu.

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser