Raí: 52 anos do camisa 10 do tetra

Raí: 52 anos do camisa 10 do tetra

Ex-meia disputou 51 jogos com a camisa da Seleção e marcou 16 gols; um deles na estreia da Copa do Mundo de 1994, contra a Rússia

Camisa 1994 - Raí - Museu Seleção Camisa 1994 - Raí - Museu Seleção
Créditos: Rener Pinheiro / CBF

Apenas três pessoas foram campeãs do mundo vestindo a camisa 10 da Seleção Brasileira. Raí é uma delas, ao lado de Pelé e Rivaldo. O ex-jogador completa 52 anos neste dia 15 de maio. 

Foram 51 jogos com a Amarelinha desde 1987, sendo 30 vitórias e 14 empates. Raí balançou as redes 16 vezes pela Seleção e conquistou a Copa do Mundo de 1994, disputada nos Estados Unidos. Um desses 16 foi marcado na estreia daquele Mundial, diante da Rússia, em San Francisco. De pênalti, bola de um lado, goleiro do outro: Brasil 2 a 0.

A foto acima é de uma camisa usada por Raí durante o Mundial de 1994. Ela está exposta no Museu Seleção Brasileira, ao lado de outros mantos memoráveis da única seleção pentacampeã do mundo.

Raí entrou em campo pela primeira vez pela Canarinho em 19 maio de 1987, quatro meses antes de deixar o Botafogo/SP para chegar ao São Paulo. Convocado pelo técnico Carlos Alberto Silva, o meia estreou em um amistoso contra a Inglaterra, quando entrou no segundo tempo, no lugar de Edu Marangon.

Ídolo no Morumbi

Pelo São Paulo, Raí disputou mais de 400 jogos. Comandado pelo lendário Telê Santana, o craque foi o camisa 10 da conquista do Campeonato Brasileiro de 1991, ao lado de outros ícones como Zetti, Cafu e Muller. Porém, para muitos são-paulinos, a consagração do ídolo veio no ano seguinte, com o título da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes.

Raí jogou no Paris Saint-Germain, da França, onde também se tornou ídolo, e voltou ao Morumbi em 1998. Ele pendurou as chuteiras aos 35 anos com a camisa tricolor.

Feliz aniversário, craque!

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics