Penta do mundo, Juninho Paulista comemora 44 anos

Penta do mundo, Juninho Paulista comemora 44 anos

Meia campeão do mundo foi ídolo de São Paulo e Vasco, além de ser reverenciado na Inglaterra

Juninho vestiu a camisa da Seleção Brasileira durante oito anos

Juninho vestiu a camisa da Seleção Brasileira durante oito anos

Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Com a 19, Juninho fez parte do elenco pentacampeão

Com a 19, Juninho fez parte do elenco pentacampeão

Créditos: Acervo CBF

Tem pentacampeão fazendo a festa nesta quarta-feira (22). O ex-meia Juninho Paulista, campeão com a Seleção Brasileira na Coreia e Japão, completa 44 anos neste dia 22 de fevereiro.

O ex-craque foi ídolo de São Paulo e Vasco, além de fazer parte de oito anos da história da única seleção do pentacampeã do mundo. Juninho estreou com a amarelinha contra a Eslováquia, em 1995, na goleada por 5 a 0 sobre os europeus, ao lado de lendas como Taffarel, Cafu, Ricardo Rocha, Branco e Túlio Maravilha.

Além da Copa do Mundo em 2002, o ex-jogador também conquistou a Copa das Confederações em 1997, na Arábia Saudita, e a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta-96. Pela Caraninho, ele soma 54 jogos, dentre eles 43 vitórias, seis empates e apenas cinco derrotas, com seis gols anotados.

No Brasil, o São Paulo foi o clube onde Juninho colecionou títulos. Depois de chamar a atenção de Telê Santana, o jogador fez parte de um dos times mais gloriosos da história do clube paulista. Permaneceu vestindo a camisa tricolor de 1993 a 1995, quando conquistou seis títulos, incluindo a Copa Libertadores da América e o Mundial Interclubes.

Chegou no Vasco em 2000, emprestado pelo Atlético de Madrid (ESP), para se juntar a um elenco fantástico montado pela equipe da Colina. Representando o clube da Cruz de Malta, Juninho conquistou seu único título brasileiro, em 2000, e foi protagonista da Copa Mercosul do mesmo ano, em um jogo histórico na final contra o Palmeiras – duelo que ficou conhecido como a Virada do Século.

Rei na Terra da Rainha

Juninho não reinou apenas em gramados brasileiros. Na Inglaterra, o ex-meia é reverenciado pela torcida do Middlesbrough, onde fez história com a camisa vermelha. Ele foi o principal craque do Boro na conquista da Copa da Liga Inglesa em 2004, maior título da história do clube até hoje.

The Little Fella, como é conhecido em Middlesbrough, figura como um dos grandes ídolos da trajetória de mais de 140 anos da equipe inglesa. 

Feliz aniversário, craque!

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser