Júnior completa 44 anos nesta terça-feira

Júnior completa 44 anos nesta terça-feira

Lateral-esquerdo fez parte do elenco da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo da Coreia do Sul e do Japão, em 2002, e marcou gol contra a Costa Rica

Júnior Júnior
Créditos: GMA / CBF

Jenílson Ângelo de Souza. Por esse nome, provavelmente, você não vai lembrar do lateral-esquerdo pentacampeão com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002, na Coreia e Japão. Porém, Júnior, como ficou conhecido no futebol, era o camisa 16 daquele grupo, e balançou as redes contra a Costa Rica na fase de grupos da competição.

Nascido no dia 20 de junho de 1973, em Santo Antônio de Jesus (BA), Júnior foi revelado pelo Vitória/BA, onde estreou em 1994 e, de cara, conquistou o Campeonato Baiano com o Rubro-Negro. Dois anos após, o lateral-esquerdo estava vestindo a camisa do Palmeiras para substituir Roberto Carlos na época, e permaneceu até 2000, quando foi para a Itália atuar pelo Parma. Ainda atuou por Siena, São Paulo, Atlético/MG e Goiás, onde se aposentou dos gramados, com uma história recheada de títulos, como a Copa do Brasil, Brasileirão, Copa da Itália, Libertadores e Mundial de Clubes.

Com destaque nos clubes em que atuou, Júnior ganhou uma oportunidade com o técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, para fazer parte do grupo dos convocados para a Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e Japão. O lateral-esquerdo foi titular no confronto contra a Costa Rica, em duelo válido pela terceira rodada da fase de grupos da competição. E não desperdiçou a oportunidade.

O atleta foi um dos destaques no confronto. Iniciou a jogada do primeiro gol, fazendo um lançamento para Edílson, que cruzou para Ronaldo abrir o placar. Depois, cruzou na medida para Edmílson marcar um golaço de voleio, o terceiro do Brasil na partida. Foi garçom de Rivaldo, que marcou o quarto gol após cruzamento na medida do lateral-esquerdo. E foi premiado no final, fechando o placar do confronto após receber lançamento de Edmílson e bater no canto direito do goleiro da Costa Rica, marcando seu único gol com a camisa do Brasil. Um dia memorável na vida do jogador, que contribuiu para a quinta estrela no escudo da nossa Seleção.

Nestes 15 anos do penta, foi um dos atletas que contribuiu para a conquista Que Junior continue sendo um campeão, assim como foi com a Seleção Brasileira. Parabéns, craque! 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics