Dino Sani, a lenda que conquistou o mundo

Dino Sani, a lenda que conquistou o mundo

Campeão da Copa do Mundo da Suécia em 1958, ex-jogador comemora 85 anos de vida neste dia 23 de maio

Dino Sani, campeão mundial em 1958 Dino Sani, campeão mundial em 1958
Créditos: Arquivo histórico do São Paulo

O futebol de Dino Sani jamais obedeceu as fronteiras de um país. Responsável por passes precisos e pela proteção ao sistema defensivo, Dino Sani honrou diferentes camisas durante sua carreira. Uma delas foi a da Seleção Brasileira, pela qual foi campeão da Copa do Mundo da Suécia, em 1958. Neste dia 23 de maio, o ex-jogador completa 85 anos de vida, e a CBF lembra um pouco de sua carreira.

Pela Seleção Brasileira, foram 24 jogos, com 16 vitórias, quatro empates e quatro gols marcados. Além da Copa do Mundo, Dino Sani venceu a Taça Oswaldo Cruz, também em 1958, a Taça Bernardo O'Higgins, em 1959, e a Copa Rocca, em 1960

Descendente de italianos, Dino Sani começou a jogar futebol pelo clube da colônia, o Palmeiras. Mas foi no rival, São Paulo, que encontrou o seu futebol mais refinado. Atuando como volante, consagrou-se como um dos grandes ídolos da história do Tricolor Paulista, graças a seu trato gentil à bola, os gols de falta e a dedicação dentro de campo.

Depois de sua passagem pelo São Paulo, Dino Sani experimentou novos ares no Boca Juniors, da Argentina, de onde transferiu-se para o Milan, da Itália. Pelo rubro-negro de Milão, o meia fez história. Em 1963, foi campeão europeu com o Milan, em uma épica final contra o Benfica de Eusébio.

Parabéns, Dino Sani! Não há como agradecer o suficiente por sua contribuição ao futebol brasileiro.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser