Com 14 de Seleção, Roberto Carlos faz 44 anos

Com 14 de Seleção, Roberto Carlos faz 44 anos

Lateral pentacampeão do mundo em 2002 tem mais de 120 jogos pela Seleção e apenas 16 derrotas

Imprensa 1,Memórias 2,Fotos 3,Roberto Carlos 4 Imprensa 1,Memórias 2,Fotos 3,Roberto Carlos 4

Não há um torcedor da Seleção Brasileira que não recorde dele voando pela lateral esquerda com a camisa Canarinho. Um dos maiores da posição de todos os tempos, Roberto Carlos, o eterno camisa 6 do Brasil, completa 44 anos nesta segunda-feira (10).

Dono de uma canhota poderosa, que já fez os maiores goleiros tremerem a cada cobrança de falta, Roberto Carlos é lembrado por ter sido mais do que um lateral ofensivo, veloz e multicampeão pelo Brasil e pelos clubes por onde passou. O ex-jogador, agora treinador, sempre foi reconhecido pelo bom humor, irreverência e um grande companheiro de vestiário.

Roberto Carlos foi o lateral pentacampeão pela Seleção em 2002, na Coreia e Japão, além de também ter disputado também a Copa do Mundo de 2006. Uma hegemonia na posição que poucos atletas tiveram durante tanto tempo pela maior seleção do mundo: ele vestiu a amarelinha pela primeira vez em 1992, em um amistoso contra os Estados Unidos, no Castelão, em Fortaleza, quando o jovem lateral ainda atuava pelo União São João/SP. O técnico Carlos Alberto Parreira convocou apenas jogadores que atuavam no Brasil, e apostou no menino Roberto Carlos, de apenas 19 anos.

Em mais de dez anos vestindo a amarelinha, o craque conquistou uma Copa do Mundo (2002), duas Copas Américas (1997 e 1999), uma Copa das Confederações (1997) e uma medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, além da Copa da Amizade (1992) e Copa Umbro (1995).

Foram 126 partidas pela Seleção Brasileira, sendo 80 vitórias, 30 empates e apenas 16 derrotas. Roberto Carlos marcou dez gols pelo Brasil – um deles da campanha do penta, na goleada por 4 a 0 sobre a China, no segundo jogo da Copa. Um verdadeiro golaço de falta, com a assinatura de um especialista na arte das cobranças de falta.

Hegemonia em Madrid

Uma elegância e potência que encantou por mais de dez anos a torcida de um dos maiores clubes do mundo. Roberto Carlos da Silva Rocha foi tricampeão da Liga dos Campeões da UEFA pelo Real Madrid. Com a camisa merengue, também conquistou dois Mundiais Interclubes (1998 e 2002) e quatro Campeonatos Espanhóis.

No Brasil, Roberto Carlos passou por Atlético Mineiro, Corinthians e Palmeiras, camisa com a qual fez história. Pelo Verdão, o lateral foi bicampeão brasileiro e bicampeão paulista, em 1993 e 1994, um dos maiores times da história do clube paulista.

Feliz aniversário, craque!

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics