Campeão Mazzola completa 79 anos nesta segunda

Campeão Mazzola completa 79 anos nesta segunda

Atacante marcou o primeiro gol do Brasil no Mundial de 1958, contra a Áustria

Mazzola - Mesa Interativa Mazzola - Mesa Interativa
Créditos: Reprodução / Museu Seleção Brasileira

Dia 24 de julho é aniversário de José João Altafini, campeão mundial pela Seleção Brasileira. O ídolo Mazzola, que completa 79 anos, fazia parte do plantel na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, ao lado de Pelé, Garrincha e Zagallo.

O mais impressionante é o aproveitamento de Mazzola com a camisa canarinho. Em apenas 11 jogos disputados com a Seleção, o craque conquistou o Mundial de 1958 e a Copa Roca, de 1957. Na Copa, Mazzola esteve em campo contra a Áustria, na estreia, Inglaterra e País de Gales. Contra os austríacos, Mazzola marcou dois dos três gols na vitória por 3 a 0 – inclusive o primeiro do Brasil no Mundial.

A estreia de Mazzola foi em 16 de junho de 1957, quando entrou no lugar de Pagão, em um amistoso contra Portugal, no Pacaembu, e marcou um dos gols na vitória por 3 a 0, aos 34 minutos do segundo tempo. Com a camisa amarela foram 11 jogos, com nove vitórias, um empate e apenas uma derrota.

Craque do Palmeiras, Mazzola tem uma curiosa relação Brasil-Itália muito além das arquibancadas do Palestra. Quatro anos depois de conquistar o Mundial pelo Brasil, Mazzola disputou o Mundial do Chile pela seleção italiana. O atacante fez história no futebol da Itália, com passagens gloriosas por Milan e Juventus, até se aposentar jogando pelo Napoli.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics