Terceira etapa do curso tem participação de grandes nomes do direito desportivo brasileiro, Luiz Felipe Santoro e Marcos Motta
O tema do Módulo III do Curso de Gestão da CBF, realizado entre a última quinta-feira (16) e o sábado (18), foi o Direito Desportivo. Foram abordados assuntos como ética no esporte, a prática de apostas e combinações de resultado, doping, STJD e a legislação que gira em torno do futebol como um todo.
Nomes conhecidos no meio jurídico desportivo marcaram presença, como os advogados Luiz Felipe Santoro e Marcos Motta, o especialista em arranjo de resultados, Tiago Barbosa, o auditor do STJD, Paulo Cesar Salomão Filho, além do diretor de Registro e Transferência da CBF, Reynaldo Buzzoni. Marco Aurélio Klein completou o time para falar sobre o controle de doping.
No primeiro dia de aulas, Luiz Felipe Santoro, membro do Comitê de Reformas da CBF, fez uma introdução ao Direito Desportivo. De forma clara e objetiva, ele conseguiu abordar um tema extremamente técnico de maneira simples, o que facilitou o entendimento dos alunos.
Secretário Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Marco Aurélio Klein encerrou o primeiro dia de aulas. Ele falou bastante sobre as novidades no controle de doping no futebol, como os testes surpresa, realizados em momentos diferentes dos tradicionais testes pós-jogo.
A sexta-feira foi reservada para abordar as atuações do STJD, com explicações sobre o funcionamento do tribunal e sua forma de organização. Além disso, Marcos Motta e Reynaldo Buzzoni falaram também sobre o registro de atletas, os contratos, e, principalmente, sobre os ganhos que o Brasil terá com a recém-criada Câmara Nacional de Resolução de Disputas, para resolver questões contratuais entre clubes e jogadores.
No sábado, último dia deste terceiro módulo, o principal assunto foi a ética no futebol e a combinação de resultados. Dois temas complicados, que se cruzam em determinados momentos, e que geraram bastante debate entre alunos e os professores.
O próximo módulo do curso, entre os dias 14 e 16 de julho, será sobre Marketing Esportivo.