CBF e Ministério do Meio Ambiente firmam parceria

CBF e Ministério do Meio Ambiente firmam parceria

Entidades assinaram protocolo de intenções para apoio institucional em ações voltadas à sustentabilidade

CBF e Ministério do Meio Ambiente assinam protocolo de intenções

CBF e Ministério do Meio Ambiente assinam protocolo de intenções

Créditos: Ricardo Stuckert / CBF

Representantes da CBF no Ministério dos Esportes, em Brasília

Representantes da CBF no Ministério dos Esportes, em Brasília

Créditos: Ricardo Stuckert/ CBF

Representantes da CBF no Ministério dos Esportes, em Brasília

Representantes da CBF no Ministério dos Esportes, em Brasília

Créditos: Ricardo Stuckert/ CBF

A Copa Verde passou a contar com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente. Nesta quarta-feira (15), em Brasília, a CBF assinou com a entidade governamental um protocolo de intenções para ampliar as ações socioambientais em torno da primeira competição carbono zero – que faz toda a compensação dos gases emitidos – do futebol mundial.

Em sua quarta edição, o campeonato conta com 18 times das regiões Norte, Centro-Oeste e Espírito Santo. Em 2016, apresentou um pacote de ações sustentáveis: plantio de árvores para compensar o gás carbônico emitido, troca de garrafas pet por ingressos, concurso de redação sobre ecologia em escolas do Pará e do Amazonas, palestras e oficinas para crianças atendidas por projetos sociais, árvores entregues aos finalistas como troféus vivos e adoção da arara vermelha, ameaçada de extinção, como mascote oficial.

– Nosso trabalho é ratificar a Copa Verde como um campeonato que representa os ideais da sustentabilidade. O Verde deixou de ser apenas o nome da Copa. Foi transformado em ações de recuperação e educação ambiental nas regiões da Amazônia, do Pantanal e da Mata Atlântica. Este é um momento de virada da Copa Verde, com o desafio de nacionalizar a causa sustentável – destacou o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

O Ministério do Meio Ambiente conheceu as iniciativas e decidiu integrar-se a esse trabalho, que une o esporte mais popular do planeta e o respeito à natureza. A parceria não prevê qualquer repasse de verba pública à CBF. A ideia é ajudar a consolidar a Copa Verde como referência na relação entre futebol e sustentabilidade.

– Estamos a CBF nesta iniciativa, que coloca o futebol, um grande elemento de confraternização e união da juventude, ao lado das agendas ambientais. Temos a compensação de carbono, a troca de resíduos por ingressos e a homenagem aos nossos animais nativos. A Copa Verde é um símbolo de responsabilidade ambiental – afirmou o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho.

Participaram da assinatura do protocolo, no Auditório Ipê Amarelo, o ministro Sarney Filho; o secretário-geral Walter Feldman; o vice-presidente da CBF, Antônio Nunes; o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Cruz; o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi; e o secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Edson Duarte. Também estava presente o diretor de Assuntos Internacionais da CBF, Vicente Cândido.

– A Copa Verde mostra o valor do futebol nos estados com flora e fauna mais ricas do Brasil. Estamos aperfeiçoando a competição a cada ano e, na quarta edição, percebemos a evolução na organização e nas ações ecológicas. Vamos continuar nesse caminho – ressaltou Antônio Nunes.

Nesta sexta-feira (17), será realizado o lançamento oficial e anunciadas as novidades da Copa Verde 2017, em Macapá (AP).

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics