Em 2014, o título das incríveis defesas de Victor

Em 2014, o título das incríveis defesas de Victor

O goleiro já havia conquistado uma Copa do Brasil pelo Paulista de Jundiaí em 2005

Victor, goleiro do Atlético-MG de 2014 - Heróis da Copa do Brasil Victor, goleiro do Atlético-MG de 2014 - Heróis da Copa do Brasil
Créditos: Bruno Cantini/Atlético-MG

Por décadas o dia 26 de novembro de 2014 será lembrado em Minas Gerais. A quarta-feira que marcou a história do futebol mineiro, com seus dois principais clubes disputando pela primeira vez a final de um torneio nacional, também estará para sempre na memória dos torcedores do Atlético Mineiro e do goleiro Victor, que conquistou a taça naquela noite. A supremacia sobre o rival foi a apoteose de uma campanha marcada por grandes feitos, classificações heroicas e vitórias emblemáticas.

– Foi emocionante. Uma conquista inesquecível principalmente pelas viradas que tivemos nas quartas e nas semifinais da competição, além dos clássicos finais. Ganhar um título inédito em cima do rival teve uma importância ainda maior para a história do clube. Viver tudo isso dentro do campo foi incrível –  relembrou o goleiro, fundamental nas duas vitórias finais. Na ida, 2 a 0 no Estádio Independência. Na volta, 1 a 0 no Mineirão.

Se os dois clássicos memoráveis movimentavam o fim do ano em Belo Horizonte, para o goleiro Victor era um momento especial, pois ele vivia a expectativa de repetir o feito de nove anos antes, quando o Paulista de Jundiaí surpreendeu o país ao conquistar a Copa do Brasil diante do Fluminense. Além disso, seria seu quarto título pelo Atlético, todos marcados por defesas decisivas, eletrizantes, definitivas. 

Antes de chegar àquela final, o Galo deixava claro que estava forte e que tinha "pinta de campeão". Nas quartas de final, após perder para o Corinthians por 2 a 0, em Itaquera, venceu de forma espetacular por 4 a 1, no Mineirão. Na semifinal, o mesmo roteiro. Derrota por 2 a 0 para o Flamengo, no Maracanã, e vitória consagradora por 4 a 1 no Mineirão. 

– Foram tantos lances maravilhosos que o Atlético proporcionou na competição que fica difícil falar de um só. Mas citaria os gols do Edcarlos, contra o Corintians, e do Luan, contra o Flamengo. Foram sensações surreais – destacou Victor.

Além do título, Victor colocou em sua estante um troféu particular, um símbolo de sua importância para aquela conquista, um prêmio pelas atuações impecáveis que levaram o torcedor do Galo ao delírio. 

– Ser eleito o melhor goleiro do torneio foi motivo de orgulho e serve de inspiração para que eu busque novas vitórias, sejam elas coletivas, sejam individuais. Foram atuações seguras, principalmente nos momentos mais críticos. Pude participar de forma eficiente – ressalta o camisa 1 atleticano, que faz questão de lembrar a determinação e a grandeza de seus companheiros durante toda a campanha.

– Foi uma taça merecida, marcada por superação, raça e fé que nossa equipe teve. Uma conquista com a cara do Atlético, ou seja, com fortes emoções – finalizou Victor.

*"Heróis da Copa do Brasil" é uma série de matérias especiais do portal da CBF sobre grandes personagens das últimas 10 edições do torneio. Quando Santos e Palmeiras decidirem a Copa do Brasil de 2015, histórias como as de Victor surgirão e outros heróis serão formados. Candidatos não faltam.

Veja mais da série:

O gol de Léo Aro que eternizou o Paulista de 2005

Em 2006, um gol mudou a história de Juan no Fla

Roger, o predestinado tricolor em 2007

Magrão, o ídolo do Sport em 2008

William, o capitão do Corinthians de 2009

Edu Dracena, o zagueiro decisivo do Santos em 2010

Fernando Prass, a muralha da Colina em 2011

Marcos Assunção: a bola parada decidiu em 2012

Hernane, o Brocador do Flamengo em 2013

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics