Grêmio ou Cruzeiro: quem vai buscar o penta?

Grêmio ou Cruzeiro: quem vai buscar o penta?

Raposa e Tricolor têm quatro títulos cada, e pelo menos um deles terá a chance de se isolar como maior campeão da história da Copa do Brasil

Cruzeiro derrotou o Grêmio por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro Cruzeiro derrotou o Grêmio por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro
Créditos: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Copeiro. Não é à toa que, muitas vezes, essa palavra é usada para definir Cruzeiro e Grêmio. Os dois clubes, que se enfrentam na semifinal da Copa do Brasil, têm muitas histórias felizes para contar de competições em mata-mata. Tanto é que os dois são os maiores campeões da Copa do Brasil: cada um tem quatro títulos. Neste ano, somente um deles terá a chance de disputar a final, que pode valer o desempate nessa disputa, com um quinto título.

O Grêmio foi o primeiro campeão da história da Copa do Brasil. Venceu o seu primeiro caneco de forma invicta, em 1989, ano da criação do torneio. O Tricolor Gaúcho ainda teve outras duas conquistas invicto (1994 e 1997), antes de conquistar o seu último título da Copa do Brasil, em 2001.

Marcada na história do Grêmio, a Copa do Brasil de 2001 foi o último título nacional do clube. Desde então, o Grêmio vive uma seca de conquistas além do Rio Grande do Sul. Já fora da briga pelo Brasileirão, a esperança do torcedor gremista é de que o fim do jejum chegue junto com esse recorde da Copa do Brasil.

Já o Cruzeiro não vence esta competição há 13 anos. Seu primeiro título foi em 1993, quando enfrentou justamente o Grêmio na decisão. A equipe mineira ainda garantiu os campeonatos de 1996, 2000 e 2003. Este último fez parte de uma temporada mágica para o torcedor cruzeirense. Campeão do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileirão, o Cruzeiro conquistou a sua tríplice coroa.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser