Luizinho Lopes: “É muito trabalho e pés no chão“

Luizinho Lopes: “É muito trabalho e pés no chão“

Técnico semifinalista da Série D com o Globo, Luizinho Lopes destaca o planejamento e o espírito coletivo na campanha pelo acesso

Luizinho Lopes, técnico do Globo-RN Luizinho Lopes, técnico do Globo-RN
Créditos: Rhuan Carlos/GFC

Em pouco mais de cinco anos de existência, o Globo-RN chegou ao primeiro acesso de sua curta história no futebol brasileiro. A equipe potiguar alcançou as semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro e, assim, conquistou a sonhada vaga para a Série C de 2018. Em entrevista ao site da CBF, o técnico Luizinho Lopes comemorou muito a conquista e apontou a força coletiva do elenco como decisiva para o sucesso da temporada.

– A sensação é inexplicável, de muita realização. Um clube de apenas cinco anos e você conseguir um acesso, com jovens jogadores, com investimento não tão alto, é uma satisfação enorme. Estamos muito contentes com isso. É muito trabalho e pés no chão. Já vínhamos desenhando isso há muito tempo e, graças a Deus, esse ano se concretizou – celebrou o treinador do Globo, que ressaltou a presença dos jovens no elenco e o encaixe com os mais experientes para formar a equipe:

– O destaque da campanha é o grupo. A mentalidade coletiva, o espírito coletivo que prevaleceu durante toda a competição. Nosso elenco é bem reduzido: temos 14 jogadores sub-20, quatro jogadores de sub-23 e seis jogadores acima, com mais rodagem, nossa espinha dorsal. Nesse processo, nesta coletividade, surgiram algumas individualidades, alguns jogadores de destaque, mas prefiro apontar o trabalho coletivo que montamos durante todo esse percurso.

Planejamento foi fator-chave para sucesso

Para o comandante, o planejamento e manutenção dos jogadores e comissão técnica no começo da temporada foram fundamentais para a consistência da equipe ao longo das competições em 2017.

– Já tínhamos uma base. Contratamos poucos jogadores. Depois das finais do Estadual, nós perdemos três titulares. E entendemos que era o momento de usar os garotos da base que estávamos trabalhando há bastante tempo. Foi esse planejamento de sequência do elenco que trouxe essa regularidade, esse entrosamento para a equipe ter um bom padrão tático e ter um modelo de jogo bem definido. A manutenção da comissão técnica e de 90% do plantel fez a diferença – afirmou Luizinho Lopes, que agora se prepara para comandar a equipe nas finais da Série D e na Fase Preliminar da Copa do Nordeste:

­– A preparação para as finais será bastante corrida. Nós temos a pré-Copa do Nordeste, mas já mudamos o chip. Agora vamos focar na primeira partida contra a Juazeirense. Será um jogo muito difícil, a Juazeirense fez uma ótima campanha até aqui, mas estamos confiantes, tendo em vista que fomos os primeiros colocados no geral no Brasileiro.

A primeira partida entre Globo e Juazeirense será neste sábado (19), às 18h30, no Adauto Moraes, em Juazeiro (BA). O confronto de volta está marcado para 27 de agosto, em Ceará-Mirim (RN).

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics