Edson Souza e o objetivo da Série C na Lusa/RJ

Edson Souza e o objetivo da Série C na Lusa/RJ

Em entrevista exclusiva ao site da CBF, treinador da Lusa mira repetir feito do Volta Redonda, atual campeão da Série D

Portuguesa/RJ Portuguesa/RJ
Créditos: Rodrigo Rodrigues / A. A. Portuguesa

A Série D sempre se mostra um campeonato bastante acirrado, ainda mais tendo 68 equipes que, jogo após jogo, lutam para alcançar as quatro vagas de acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. Com estes ingredientes, difícil é manter o bom aproveitamento desde a primeira rodada do torneio. Invicta, classificada com uma rodada de antecedência no Grupo A12 e com a melhor campanha da competição, a Portuguesa/RJ segue firme para a Segunda Fase de olho em uma vaga de acesso para a Terceira Divisão, como garante o técnico da Lusa, Edson Souza.

– É uma competição muito difícil, porque as equipes se doam bastante, se entregam, porque é a oportunidade que elas têm de mostrar seu trabalho em âmbito nacional e com o objetivo de subir pra Série C, que dá uma projeção e um benefício pra todos. Nosso objetivo não é diferente: queremos subir de divisão, porque trará um aporte financeiro maior ao clube e, no final das contas, todos saem ganhando, tanto o clube quanto os profissionais da Lusa. A boa campanha que temos vem de encontro ao que nós esperávamos. Como a gente já se conhece há bastante tempo, tinha a certeza do comprometimento e da entrega dos meus atletas e sabia que a chance de dar certo era muito grande e, graças a Deus, conseguimos. Entramos na competição com o objetivo de subir e avançamos uma etapa para isso – garantiu o comandante.

O bom desempenho da Portuguesa/RJ anima os torcedores: foram cinco jogos disputados, sendo quatro vitórias e um empate. O clube carioca venceu todas as partidas como mandante, tem o meia Maicon Assis como um dos artilheiros do torneio, com cinco gols, e ostenta uma das melhores defesas da competição, com apenas dois gols sofridos. Estatísticas que, segundo o comandante, têm nome e sobrenome.

– O nosso bom desempenho é reflexo de todos. Priorizei atletas que já conhecem a minha filosofia de trabalho, então acaba sendo um facilitador. O fato de termos uma das melhores defesas da competição passa também pelo setor ofensivo, porque a gente já começa a marcar lá na frente. Quem joga comigo sabe que tem que começar a marcação no campo defensivo do adversário. O futebol tomou um rumo que você não tem como abrir mão de um jogador nessa função, mas se ele souber ocupar o espaço e se posicionar bem, já facilita a vida do meio, que facilita a vida da defesa. Nossa equipe é bastante compactada, bastante coesa e, termos a melhor defesa, assim como um dos artilheiros do torneio é mérito de todo o grupo, pois todos os setores se doam para que a gente possa atingir o objetivo, então esse momento da Lusa é fruto de um trabalho coletivo – avaliou Edson Souza.

Garantido na Segunda Fase da Série D, a Lusa encara na última rodada da fase de grupos a URT/MG, no domingo, às 18h (de Brasília), de olho no grande objetivo desta temporada: conseguir repetir o feito do Volta Redonda, atual campeão da competição e atualmente na Série C nacional.

– A campanha do Volta Redonda foi uma inspiração não só para a Portuguesa, mas também para todas as equipes do Rio, que se prepararam bastante e melhor para esta competição. Quem tá de longe pensa que é fácil, mas a Série D é árdua, não só pelas viagens, mas pela dedicação, empenho e entrega das equipes. Vamos seguir firmes para conseguirmos realizar o que desejamos. As partidas ficam ainda mais difíceis na fase de mata-mata, então sempre converso com meus atletas que precisamos manter a mesma pegada para que possamos produzir ainda mais. Fico feliz com o desempenho de todos, porém não estamos satisfeitos. Precisamos continuar evoluindo para continuarmos avançando na competição – concluiu o treinador da Lusa.

Confira a tabela e os jogos da Série D do Campeonato Brasileiro

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics