Ponte Preta comemora 117 anos de história

Ponte Preta comemora 117 anos de história

Fundado no dia 11 de agosto de 1900, o clube de Campinas é o time paulista mais antigo em atividade

Ponte Preta - 117 anos Ponte Preta - 117 anos
Créditos: Site oficial da Ponte Preta

A Associação Atlética Ponte Preta (AAPP) comemora 117 anos de história nesta sexta-feira, 11 de agosto. O clube de Campinas é o time paulista mais antigo em atividade, e tem muito o que comemorar nesta data especial. Inclusive, a data de fundação foi escolhida como demonstração de cortesia à data de inauguração da ferrovia de Campinas, em 1872.

No ano de 1900, um grupo de amigos se juntou para fundar a agremiação esportiva, e os quatro jovens João Vieira da Silva, Theodor Kutter, Hermenegildo Wadt e Nicolau Burghi não tiveram dúvidas na hora de escolher o nome da equipe. Resolveram chamar o clube de Ponte Preta em homenagem ao bairro em que costumavam jogar bola. A vizinhança havia recebido tal nome pois existia uma ponte de madeira pintada de piche próximo ao campinho de futebol.

Os 117 anos da Ponte podem ser contados por momentos inesquecíveis que viveu. O primeiro título conquistado veio em 1912 e tem relação com as origens do clube: foi campeão da Liga Operária de Futebol de Campinas. No fim da década de 20, participou de um duelo contra a Portuguesa e fez sua maior goleada com o placar de 13 a 1. A partir de 1944, assumiu a faixa diagonal como marca registrada no uniforme e não parou mais de usá-la no manto alvinegro.

Em 1981, viveu o ano mais vitorioso de sua trajetória. Ao longo de 12 meses, conquistou o vice-campeonato paulista, o título da Copa São Paulo de Futebol Junior, o Campeonato Paulista Infantil, Paulista Juvenil e Paulista Junior, além de ter ficado na terceira posição do Campeonato Brasileiro. Em 2001, fez história mais uma vez ao ficar na terceira colocação da Copa do Brasil. 

Atualmente, a Ponte Preta disputa o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista. Na competição nacional de mata-mata, o clube de Campinas acabou eliminado na Segunda Fase, ao perder nos pênaltis. Já no Estadual, o clube se destacou com boa campanha e chegou a disputar o título de campeão com o Corinthians. No Ranking de Clubes CBF, aparece na 15ª posição com 9.076 pontos somados. 

A CBF parabeniza a Ponte Preta pelo pioneirismo que representa no futebol brasileiro e deseja muito sucesso nos anos que virão.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics