Grêmio e Coritiba: melhor ataque x melhor defesa

Grêmio e Coritiba: melhor ataque x melhor defesa

Brigando no topo da tabela, equipes apresentam futebol competitivo e equilibrado. Grêmio ainda não sofreu gols em casa; Coritiba tem melhor defesa da competição

Grêmio x Coritiba - Brasileirão 2016 Grêmio x Coritiba - Brasileirão 2016
Créditos: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Na nona rodada do Brasileirão, uma partida promete atrair os olhares de todas as torcidas: a disputa entre os atuais segundo e quarto colocados do campeonato, Grêmio e Coritiba. A bola vai rolar nesta quinta-feira (22), na Arena do Grêmio. Os times compartilham espaço na parte mais alta da tabela e brigam ponto a ponto pela possibilidade de liderança. A dupla tem neste confronto direto a chance de somar ou subtrair distâncias importantes. O Tricolor Gaúcho pode até terminar a rodada na liderança, caso o Corinthians tropece. 

O Grêmio visitou, na última segunda-feira (19), em partida válida pela oitava rodada, o Mineirão para enfrentar o Cruzeiro, do técnico Mano Menezes. Apesar de começar ganhando, o tricolor gaúcho viu sua vantagem diminuir assim como a possibilidade de dormir líder, e cedeu um empate por 3x3. Apesar de não levar os três pontos, o time de Renato Portaluppi teve grande atuação e está quatro pontos à frente do Coritiba, situação que asseguraria a segunda posição do Tricolor na tabela mesmo com uma eventual derrota em casa. 

– Buscar o primeiro lugar ou não é questão de tempo. Eu acho que o mais importante de tudo é nós estarmos naquele bolo, naquele pelotão da frente. Esse é o nosso objetivo – disse Portaluppi.

Já o Coritiba enfrentou o Corinthians em casa no último domingo (18), conseguindo um empate importante por 0x0 contra o atual líder. Para manter a gradual busca pelo primeiro lugar acesa, o time paranaense precisa de um bom resultado na Arena, contra seu rival direto pela segunda posição. Contudo, fora de casa, o Coxa acumula uma vitória, um empate e uma derrota até agora. Sofreu três gols e marcou três. Em casa, o retrospecto é de três vitórias e dois empates, acumulando seis gols e sofrendo apenas um. 

O time de Pachequinho conseguiu manter o marcador do rival em zero em cinco de seus oito jogos até aqui, se sobressaindo nos esforços defensivos. É o time que menos sofreu gols no campeonato. Apenas 4. Por outro lado, o Grêmio se mostrou especialista em balançar as redes, acumulando 21 gols para alcançar o posto de melhor ataque do campeonato, sete à frente do segundo colocado no quesito, o líder Corinthians, que tem 14. 

Neste confronto de especialidades, o Tricolor Gaúcho chega também com um trunfo defensivo: apesar de ter sofrido 10 gols no campeonato, o Grêmio ainda não permitiu que nenhum adversário comemorasse o balançar das redes em sua casa, na Arena. O confronto entre Grêmio e Coritiba acontece às 21h, e os times prometem força total para disputar os valiosos 90 minutos.
 
– Quanto ao jogo de quinta feira, não estou com o pensamento de preservar ninguém. A hora vai chegar, no momento certo a gente vai preservar – disse Renato Gaúcho. 
 
Ele ainda complementou dizendo que quem estiver com opções na quinta-feira irá jogar. Em sequência, o Grêmio vai enfrentar o líder Corinthians em casa e o Coritiba medirá forças com o Cruzeiro, em Belo Horizonte. 
 
– Nesses dois jogos fora que a gente tem, temos que somar pontos, temos condições de ganhar os dois jogos e vamos lá para isso – disse o atacante Henrique Almeida, que já atuou pelo Grêmio, e se diz plenamente focado no Coritiba prestes a enfrentar o ex-clube.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym