CBF está atendendo as demandas dos técnicos de clubes da Série A

CBF está atendendo as demandas dos técnicos de clubes da Série A

CBF já criou a pré-súmula e projeto para padronizar medidas e qualidade do gramado está em fase final

Arte Campeonato Brasileiro Série A 2015 Arte Campeonato Brasileiro Série A 2015
Créditos: MoWA Sports

A Diretoria de Seleções promoveu em 27 de abril deste ano o 1º Encontro de Técnicos da Série A. Na ocasião, os técnicos Vanderlei Luxemburgo, então no Flamengo, e Levir Culpi, do Atlético Mineiro, apresentaram duas sugestões com o objetivo de melhorar aspectos da competição.

A sugestão de Vanderlei Luxemburgo foi prontamente atendida. A ferramenta pré-súmula, a demanda do técnico para que a CBF auxiliasse os clubes na verificação do status dos cartões amarelos e das penalidades oriunda do STJD, foi implementada. A ferramenta já está criada e à disposição dos clubes, sendo testada, para que seja devidamente aprimorada.

A demanda do técnico Levir Culpi - a padronização da metragem e melhora da qualidade dos gramados - já constava como prioridade da Diretoria de Competições da CBF para 2015 e seu esboço já estava desenhado antes mesmo da reunião com os técnicos da Série A realizada em abril.

Com a sugestão do técnico Levir Culpi, este processo foi acelerado, mas depende do cumprimento de uma série de etapas- algumas já realizadas, como veremos abaixo - para que seu início seja posto em prática na segunda quinzena de agosto.

Leia abaixo, na íntegra, o ofício do Diretoria de Competições que trata das sugestões dos técnicos e de outro pleito, este direcionado à Comissão de Arbitragem.

 

 

Ofício DCO/GER-238/15

 

Prezados Senhores:

 

Diante do questionamento da Diretoria de Seleções quanto ao “follow- up” das sugestões dos treinadores no “1o Encontro de Técnicos da Série A” pertinentes à Diretoria de Competições, temos a informar que:

 

a) Foram dois os pleitos relacionados diretamente à Diretoria de Competições (DCO): uma ferramenta que auxiliasse os clubes na verificação de irregularidades de jogadores e um projeto que focasse em métricas e qualidade dos gramados em todo o país. Cumpre-nos lembrar que ambos os projetos já constavam para 2015 na apresentação da Diretoria de Competições realizada no evento.

 

1. Pré-súmula

 

A ferramenta de pré-súmula foi criada a partir do pleito do técnico Vanderlei Luxemburgo, então treinador do CR Flamengo, para que a CBF auxiliasse os clubes na verificação do “status” de cartões e penalidades oriundas do STJD; 


 

  1. Em 23/06 foi implementada a ferramenta para todos os clubes da Série A, ou seja, em menos de dois meses do evento; lembramos que o evento com os treinadores ocorreu em 27/04; 

  2. A ferramenta ficará um período em homologação onde solicitamos que os clubes testem-na exaustivamente para que possamos aprimorá-la; 

  3. ADCOdestinouumfuncionárioexclusivopararecebimentode feedbacks e ajustes da ferramenta. 


 

2. Gramados - Padronização de Métricas e Qualidade

 

  • O projeto era prioridade para o ano de 2015 e seu esboço já estava desenhado antes da reunião com os técnicos; 

  • Com a sugestão do técnico Levir Culpi, treinador do Clube Atlético Mineiro, aceleramos o processo que contou com as seguintes etapas: 


 

  1. Finalização da formatação do Projeto em parceria com os responsáveis pela gestão do Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2014 – REALIZADO; 

  2. Envio do projeto para aprovação da FIFA - REALIZADO; 

  3. Aprovação do projeto pela FIFA – REALIZADO; 

  4. Envio dos valores via Fundo de Legado – REALIZADO; 

  5. Constituição da Comissão Nacional de Inspeção de 
Estádio (CNIE) composta por Engenheiros e Agrônomos 
especialistas – REALIZADO; 

  6. Primeira reunião da CNIE para pontapé inicial nos 
trabalhos da Comissão visando prioritariamente a implementação do projeto GRAMADOS e suas etapas – 15/07. 

  7. Previsão de início do Projeto Gramados – segunda quinzena de agosto. 


 

b)  Um pleito que foi direcionado à Comissão de Arbitragem (CA) e imediatamente atendido consistia em preservar a área técnica dos treinadores, permitindo à arbitragem intervir apenas na ocorrência de atos que violassem as regras; 


 

c)  A marca da nova CBF, que tomou posse em 16/04 é se manter sempre aberta a sugestões. Sendo assim, para todos ficarem a par do andamento dos projetos e para sugestões diversas, sugiro a criação de um grupo do aplicativo Whatsapp de todos os técnicos da Série A e parte da Diretoria que lida com competições – Marketing, Registro, Competições e Seleções, na pessoa dos seus diretores.

 

 

 

 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser