Novo Brasileiro Feminino: avaliação inicial

Novo Brasileiro Feminino: avaliação inicial

Valesca Araújo, gerente de desenvolvimento do futebol feminino da CBF, faz primeira avaliação do novo formato da competição

Final Brasileiro Feminino A-1 2017 - Corinthians 0 x 1 Santos - Arena Barueri Final Brasileiro Feminino A-1 2017 - Corinthians 0 x 1 Santos - Arena Barueri
Créditos: Marcelo Pereira/AllSports

O futebol feminino ganhou novo cenário em 2017. Com o objetivo de contemplar mais equipes, elevar o nível técnico e possibilitar um maior número de jogos, algumas mudanças foram implementadas no Campeonato Brasileiro Feminino. O novo formato da competição passou a contar com duas divisões, A-1 e A-2, e aumentou o número de participantes de 20 para 32, cada série com 16 clubes cada.

Nesta quinta-feira (20), o primeiro campeão da Série A-1 foi conhecido. O Santos conquistou o título inédito diante do Corinthians. Após o duelo, a gerente de desenvolvimento do futebol feminino da CBF, Valesca Araújo, que esteve presente em todas as rodadas tanto da Série A-1 quanto da A-2, avaliou a estreia da competição sob o novo molde.

– O aumento do número de jogos de forma significativa, a duração da competição e a entrada de clubes tradicionais são os pontos mais impactantes dessa nova versão. Com isso tivemos mais visibilidade com mais transmissões, especialmente nas fases decisivas. O formato com duas divisões permitiu o aumento no número de participantes e ao mesmo tempo uma equiparação do nível técnico, permitindo manter a motivação das equipes ao longo da competição e oportunizando às equipes menores uma participação mais consistente. Assim, acredito que o novo formato atingiu seus objetivos iniciais de forma muito positiva – analisou Valesca.

O Brasileiro Feminino, além de reservar grandes confrontos, também brindou a modalidade com recordes de público. Durante o primeiro jogo das semifinais da Série A-1, entre Iranduba e Santos, mais de 25 mil pessoas estiveram na Arena da Amazônia. Para o ano que vem, a expectativa é de um torneio ainda mais competitivo com a participação cada vez maior do público. Pensando na melhoria da competição, a CBF irá realizar uma reunião de avaliação do novo formato.

– Este foi apenas o início, a ideia é seguir fortalecendo a competição e fazer isso em alinhamento com os clubes. Para isso vamos realizar uma reunião de avaliação do Campeonato Brasileiro, onde teremos a presença de representantes dos clubes da A-1 e os dois finalistas da A-2, para que possam nos passar suas impressões, dificuldades e também solicitações para o ano que vem. As federações com filiados na competição também terão um representante. Temos ainda muito a evoluir, especialmente em termos de infraestrutura e operação dos jogos.

Com definição do título da A-1, a próxima decisão será o campeão do Brasileiro Feminino Série A-2. No jogo de ida, o Pinheirense-PA venceu a Portuguesa por 2 a 1, no Canindé. A grande final será na quarta-feira (26), às 17h, na Curuzu, em Belém.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser