Neuza Inês Back explica teste físico diferente

Neuza Inês Back explica teste físico diferente

Assistente catarinense, que integra o quadro da FIFA desde 2014, fez a atividade no gênero oposto e justificou a peculiaridade

Neuza Back Neuza Back
Créditos: Leandro Lopes

O 14º Curso RAP-FIFA para Árbitros de Elite, evento organizado pela Escola Nacional de Arbitragem (ENAF), foi iniciado na manhã da última segunda-feira (5). A assistente Neuza Inês Back saiu da rotina ao fazer o teste físico, que iniciou o programa. A catarinense optou por fazer o trabalho entre os homens. 

Integrante do quadro da FIFA desde 2014, Neuza correu um risco maior de não alcançar as metas por estar no gênero oposto, que exige um grau de dificuldade maior. A assistente, por sua vez, alcançou o êxito com louvor nas atividades que avaliaram a velocidade e a resistência. Com a permanência em jogos de competições internacionais e da CBF garantida por mais uma temporada, ela explicou os motivos da peculiaridade.

– Normalmente, com relação a eventos da FIFA, as mulheres passam por uma avaliação de nível inferior. Como nos atuamos no Brasil em competições masculinas e fazemos também a avaliação masculina, optei por fazer a avaliação a nível internacional para estar habilitando o meu teste também e, no futuro, estar trabalhando também em competições masculinas – destacou.

Além do trabalho físico no primeiro dia, os árbitros e assistentes passaram por atividades teóricas no auditório e técnicas no campo. Neuza Inês Back, de 32 anos, fez um balanço sobre este 14º curso RAP-FIFA. 

– Passamos pela primeira etapa, avaliação, tivemos um alto índice de aprovações, em virtude do apoio que a CBF presta aos árbitros, como o pilar físico, o resultado foi apresentado com a aprovação dos árbitros no teste. Tivemos um pouco de parte teórica também, conseguimos aprimorar a parte técnica das regras 11 e 12, que são faltas e impedimentos, e a expectativa é grande para que nós tenhamos um bom evento e que todos consigam sair daqui melhores do que chegaram – acrescentou.

Sob a supervisão de Jorge Larrionda, instrutor técnico da FIFA e membro da Comissão de Árbitros da Conmebol, as atividades na cidade de Águas de Lindóia (SP) seguem até a próxima sexta-feira (8). 

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics