CBF fará treinamento intensivo com árbitras

CBF fará treinamento intensivo com árbitras

Comissão de Arbitragem da CBF fará um treinamento especial com três árbitras listadas pela FIFA como possíveis convocadas à Copa do Mundo da França 2019

Arbitragem - CBF Arbitragem - CBF
Créditos: CBF

Atualizada dia 6 de fevereiro às 13h40

A Comissão de Arbitragem da CBF fará um treinamento especial com três árbitras listadas pela FIFA como possíveis convocadas à Copa do Mundo de Futebol Feminino da França 2019: Neuza Ines Back (assistente), Edina Alves Batista (árbitra) e Tatiane Sacilotti (assistente). O curso será multidisciplinar, com a participação de instrutores técnicos, psicóloga e instrutor físico. Esta é a primeira vez que um trio feminino tem treinamento voltado especificamente à preparação para a competição. 

Serão três dias intensos de atividades – 10 a 12 de fevereiro – na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), sob a coordenação da instrutora Ana Paula Oliveira. Na sexta-feira (10), 9h45, elas vão atuar no jogo da Seleção Feminina contra o Flamengo. Entre 20h e 22h, passarão pela análise das atuações do dia.

O sábado (11) começará com trabalho no campo, envolvendo jogadores, das 9h às 12h. A tarde será dedicada às análises de vídeos. O contato com a psicóloga está previsto para o período noturno. Essa dinâmica será repetida no domingo, quando haverá o encerramento do curso.

Neuza, Edina e Tatiane estão no radar da FIFA para representarem a arbitragem brasileira na Copa do Mundo de 2019. Por isso, a CBF está monitorando a situação do trio e enviando relatórios sobre o seu desempenho à entidade máxima do futebol.

Seminário em Portugal

Edina Batista e Tatiane Sacilotti foram chamadas pela FIFA para o Seminário de Preparação da Arbitragem para a Copa do Mundo da França, de 20 a 24 de fevereiro de 2017, em Algarve, Portugal.

Formada desde 2001, Edina (FIFA-PR) tem 36 anos e trabalhou em 19 partidas na temporada passada. Tatiane (FIFA-SP) formou-se em 2005, tem 30 anos e atuou como árbitra assistente em 20 partidas de 2016.

Neuza Ines Back (FIFA-SC) é professora de educação física e tem 32 anos. Na temporada 2016, foi árbitra assistente em 18 jogos.

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics